Trabalho Final – Grupo 2 – Noturno – Ditadura Militar

O grupo desenvolveu uma Sequência Didática para trabalhar os conteúdos da Ditadura Civil-Militar brasileira com o Ensino Médio.

É um conjunto de 3 atividades que devem ser desenvolvidas, acreditamos que as atividades 2 e 3 levaram mais de 1 aula para serem desenvolvidas, por isso sugerimos que separem 6 aulas para essa Sequência e adaptem conforme o seu desenvolvimento.

Você pode baixar a Sequência Didática completa através deste link.

Segue abaixo a lista de atividades propostas.

Atividade 1

Tema: Introdução ao tema da ditadura

Séries trabalhadas: Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Objetivos: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos; instigar a reflexão deles através das dicas dos cartões e a introdução ao tema da ditadura civil-militar. Estimular o trabalho coletivo dos alunos através dos grupos de pesquisa formados, bem como o debate na sala de aula e trabalhar as noções de democracia através da eleição do representante e secretário.

Conteúdos: Contexto histórico da ditadura civil-militar; atores sociais.

Procedimentos / sugestão de atividades:

I ) Separação da classe em grupos.

Os grupos a serem propostos são:

  • Artistas e intelectuais
  • UNE
  • Juventude Arena, Militares
  • Juventude MDB

II) Eleição interna em cada grupo de um representante, este deverá escolher o seu secretário que deverá tomar nota das informações destacáveis.

III) O professor deverá dispor os cartões, os alunos representantes deverão escolher os 6 cartões que acharem que pertencem ao seu grupo, levarão para os outros integrantes a fim de discutirem se o cartão é pertinente ao grupo, caso não seja, o representante poderá trocar. Esses estão disponibilizados anexos para impressão e recorte.

IV) Exposição do vídeo.

V) Após a apresentação do vídeo o professor mediará um debate com os grupos a fim de construir coletivamente a reorganização correta dos cartões.

VI) Orientar os alunos para uma pesquisa, levantamento de material pertinente ao tema, incentivando a autonomia.

Recursos:

  • 6 Cartões de cada grupo com características, forças, fraquezas entre outras informações (imagens, músicas,…).
  • Vídeo, computador ou televisão.

Para fazer o download das fichas,  você pode clicar nos links abaixo.

Atividade 2:

A Ditadura Militar e você, jovem, na história do Brasil!

Séries trabalhadas: Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Objetivos: Desenvolver uma reflexão crítica da atuação dos diferentes grupos sociais da ditadura através de uma atividade lúdica.

Conteúdos: Contexto histórico da ditadura civil-militar; atores sociais.

Procedimentos / sugestão de atividades:

I ) Os alunos jogarão o jogo a Ditadura Civil-militar e você, jovem, na história do Brasil! Para isso, eles conhecerão os objetivos e o funcionamento (regras) do jogo a partir da explicação do professor. O jogo consiste em situações que ocorreram durante a história de nosso país, em que os grupos separados na aula anterior terão que discutir para chegar em um acordo para cada situação.

II) O professor pode fazer o uso do arquivo Power Point que está disponível para download aqui (você pode baixar também em PDF nesse link) que encontra-se em anexo, caso não haja possibilidade, deve imprimir um para cada grupo. Esse deve ser apresentado para os alunos, lembrando de antes de começar o jogo deixar tudo muito claro para todos, de modo a evitar confusões durante o andamento do jogo. O arquivo contém além das regras e objetivos as situações que devem ser expostas e explicadas pela professora, uma a uma.

III) A situação deve ser exposta, o resumo e as fotos. Após a apresentação da professora, deve ser entregue os objetivos de cada grupo para os alunos representantes que brevemente devem discutir como proceder. Após alguns minutos, deve-se iniciar e passar a palavra para os alunos, de modo a promover o debate entre eles.

IV) Após as discussões o professor deve mediar uma votação, para decidir qual o grupo que vai conseguir chegar aos seus objetivos nessa etapa, concluindo o primeiro ganhador.

V) O professor deve então ver se a decisão dos alunos tomou o mesmo rumo que a história real, explicando a coincidência ou então explicando como aconteceu na realidade.

VI) O professor segue os próximos acontecimentos com os mesmos procedimentos, o grupo que tiver mais vitórias em eleições ganha.

Recursos:

Atividade 3

Tema: Dos grupos sociais da ditadura para o grupo social classe!

Séries trabalhadas: Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Objetivos: A partir da reflexão desenvolvida nas etapas anteriores promover sua problematização e a habilidade de aplicá-la à sua realidade. Promover a democracia uma vez que Conteúdos: Contexto histórico da ditadura civil-militar; atores sociais, os alunos como atores do meio em que vivem.

Procedimentos / sugestão de atividades:

I) Inicialmente, o professor deverá conduzir um debate para levantar e identificar problemas ou propostas e questões relativas ao seu universo escolar (podendo ser expandida para a comunidade, dependendo da realidade da escola inserida)

II) O professor deverá avaliar a pertinência e a capacidade de problematização e propostas solucionadoras possíveis para os principais problemas levantados, deverá também mediar, caso os alunos tenham dificuldades para articular a situação.

III) A partir do poder de mudança dos alunos, os mesmos devem se mobilizar e pensar em soluções e propostas para conseguirem atingir seus objetivos.
Ex: Podemos pensar em diversas propostas relativas ao meio escolar e da comunidade, um exemplo pode ser a realização de avisos para serem colocados no banheiro, visando uma melhor higiene, entre outros.

Recursos: Não necessário.

Lembrando que todas essas informações estão disponíveis integralmente na SEQUÊNCIA DIDÁTICA das atividades.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s